Encontro das Ursulinas CJA - Comunidades do Mato Grosso

“Quero dizer-vos uma palavra e a palavra é alegria”.
 Papa Francisco
Carta Circular aos consagrados e às consagradas
Do Magistério do Papa Francisco

Nos dias 20 a 23 de junho de 2014, após a Solenidade de Corpus Christi, nós, Irmãs CJA, das comunidades do Mato Grosso, estivemos reunidas em Primavera do Leste, com a presença da Irmã Marisa Petrikovski, superiora do centro brasileiro, que conduziu o encontro. Conforme a programação feita na assembléia anual de janeiro de 2014, este estava previsto e era desejado por todas nós para momentos fortes de oração, estudo, convivência e partilha de vida entre as comunidades mais próximas. Só não esteve presente a Ir. Julia Madrzejewska, porque está na Polônia em visita aos familiares e à Congregação.

As Irmãs Magdalena Hermann e Cleci Cirino da Comunidade de Várzea Grande chegaram junto com as Irmãs Rosa Nita Pilonetto e Carmem Donida da comunidade de Cuiabá. Chegaram a Primavera do Leste na manhã da sexta feira.  A recepção se deu na comunidade da Avenida São João, 705 com um delicioso almoço. Nesta comunidade residem as Irmãs Ivani de Oliveira, Lourdes Bonatto, Valéria de Freitas Curado e a aspirante Gabriela de Oliveira. A Jovem Mayra Ferreira Bento está convivendo uns dias com as Irmãs para conhecer a Congregação. Na parte da tarde seguimos todas para a comunidade do Parma Vida, onde residem as irmãs Anna Klimczak e Iradi Canan. Após um tempo de descanso e confraternização tivemos a abertura do encontro que se deu com a celebração da Santa Missa, na capela do Projeto Parma Vida, presidida pelo frei Anselmo Brand, Pároco da Paróquia São Francisco de Assis.

No sábado pela manhã a temática de estudo e partilha foi focada na exortação Apostólica “Evangellii Gaudium” do sumo Pontífice Francisco, na carta circular aos consagrados/as do Magistério do Papa Francisco: ALEGRAI-VOS, em preparação ao Ano da Vida Consagrada, nas cartas da Madre Franciszka Popiel, sendo este o ano dedicado a ela por ocasião do conquentenário de sua morte, e nos escritos de nossa Santa Madre Fundadora Úrsula Ledóchowska, enfatizando os traços característicos da nossa Congregação.  À tarde nos colocamos na presença de Jesus Eucarístico em louvor e adoração, suplicando a graça de sermos Religiosas Ursulinas nas pegadas de Santa Úrsula e atendendo os apelos da Igreja. Novamente tivemos tempo para recreação e confraternização. Participamos da Santa Missa do 12º Domingo do Tempo Comum com a comunidade São Marcos juntamente com o povo deste bairro. 
Nas duas noites assistimos a filmes que nos ajudaram a conhecer testemunhas vivas do amor de Deus e dos irmãos: As chaves do Reino e Uma lição de amor.

Na manhã de domingo participamos da Santa Missa na Paróquia São Francisco e em seguida fizemos uma avaliação do encontro, na qual todas nós agradecemos por esta oportunidade de termos um encontro tão simples e tão proveitoso.
 A ir. Marisa Petrikowski nos convidou a todas para nos alegrarmos, pois no próximo dia 27 de junho, Dia do Sagrado Coração de Jesus, será abençoada a casa nova construída pela Congregação para as Irmãs da comunidade de Ururo, na Bolívia. Nesta partilha falamos da expectativa para a unificação dos Centros da América Latina: Brasil, Argentina e Bolívia, envolvendo-nos neste processo com orações e gestos de proximidade. As comunidades partilharam entre si ainda alguns de seus compromissos para este ano.
 Este encontro foi marcado pela participação espontânea, ativa e alegre de cada uma de nós. E podemos testemunhar o que afirma o Papa Francisco na Carta Circular aos consagrados e às consagradas - Do Magistério do Papa Francisco:
  “Sempre onde estão os consagrados, sempre há alegria!”

Você quer entrar em contato com as Irmãs Ursulinas? Irmãs.ursulinascja@gmail

Comentários

  1. Amém e obrigada pela acolhida, pelas partilhas, pela companhia de cada uma. Santa Úrsula, rogai por nós.

    ResponderExcluir

Postar um comentário