Palavras de Santa Úrsula para as Irmãs Educadoras...


Fevereiro...
É tempo de recomeçar a ação pastoral nas Escolas, nas Creches, nas Paróquias, nas visitas às famílias, ... Em toda a parte eles estão lá: os pequeninos, os preferidos de Jesus: As crianças.
Lembremos o que nos ensinou Santa Úrsula Ledóchowska:


“Eis a nossa vocação, o chamando de todas nós que trabalham nas instituições educacionais para os menores, os mais pobres.

A nossa missão é sublime, bela, porém, exigente. E é por isso  que, de nossa parte, precisamos de duas coisas:

 Primeiro - a oração.
 Uma oração ardorosa para alcançar a graça de Deus para exercer fielmente as nossas obrigações, habilidades para conduzir as crianças. Precisamos de uma luz para decifrar o caminho, para o qual devemos conduzi-las. Às vezes contamos insuficientemente com a força da oração. Às vezes estamos desanimando quando o nosso trabalho não dá resultado, caem-nos as mãos, estamos perdendo a paciência e esquecemos que, tudo podemos alcançar através da oração perseverante e ardorosa, que conseguiremos tudo, porque o próprio Deus abençoará o nosso trabalho. Trabalhemos com insistência, com zelo para as nossas crianças, mas saibamos trazer as bênçãos de Deus para o nosso trabalho, através da oração.

Segundo: há necessidade de sacrifício no nosso trabalho, de sacrifício sem limites. O trabalho com as crianças, para ser eficaz, é uma abnegação contínua de seu próprio "eu", é abnegação do próprio "eu" em cada momento. Precisamos viver para as crianças, não para nós mesmas, desfrutar da felicidade delas, preocupar-nos com o sofrimento delas, viver para o bem delas, esquecendo do seu próprio pobre "eu". Este "eu" vai querer se rebelar muitas vezes, para reivindicar os seus direitos, mas não se poderá prestar atenção para ele: não se pode servir a dois senhores– ou vamos servir às nossas crianças e vamos esquecer de nós mesmas, ou vamos querer servir para nós e então, o bem das crianças vai para o escanteio.

Estou terminando, minhas irmãs em Cristo, com este desejo, de que nós todas compreendamos sempre melhor a grandeza da nossa missão, amando sempre mais as nossas crianças, servindo-lhes através da educação para Deus e para a nossa querida Pátria, que necessita tanto de trabalhadoras e trabalhadores corajosos”.

Discurso pronunciado por Madre Úrsula Ledóchowska em Poznań na Polônia - Curso para as educadoras, no dia 21 de setembro de 1926.

Comentários