Novena de Santa Úrsula - 28 de maio - nono dia

Sarcófago de Santa Úrsula
9º Dia da Novena - 28.05.2015  
Cego Bartimeu

(Mc 11,46-52) – ler o Evangelho da Bíblia

 Que cenário maravilhoso!  Por causa de sua beleza e profundidade da mensagem que contém, nunca será demais contemplá-lo.  Como aquela gente procura estar perto de Jesus, como se sente bem e segura junto Dele!  Não querem afastar-se d'Ele: preferem não comer, não dormir para não perder o lugar perto de Jesus quando Ele está a caminho, e para descansar aos Seus pés, quando Ele está repousando. 
Será que este grupinho de almas apaixonadas não me envergonha?  Eles não conheciam Jesus assim como eu O conheço: eles veem n'Ele somente um grande profeta, mas ainda não percebem n'Ele o Filho de Deus; não exclamam diante d'Ele assim como São Tomé após a Ressurreição: "Meu Senhor e meu Deus”, mas já cercam-no com tão grande amor e veneração. 
No entanto, eu, eu Te conheço, ó Jesus!  A minha mãe, a nossa Igreja Católica, me ensina quem Tu és, aliás, Tu mesmo estás fazendo isso também.  No silêncio da oração após a Comunhão, já tantas vezes eu havia escutado esta voz doce: "Jesus está aqui".  Não tinha acontecido de que a Tua consolação transbordava o meu coração, dizendo-me com maior força do que as palavras: "Eu sou o Senhor e Teu Deus"; contudo, quão seguidamente sou fria e indiferente contigo, Senhor, hóspede da minha casa!  Como eu deveria chorar a minha insensibilidade e prometer a Jesus, presente no Sacrário, que desde agora quero permanecer junto d'Ele e amá-lo com fidelidade.
2.  Como é humilde este cego!  Ele grita em voz alta, pedindo ajuda; mesmo a repreensão por parte da multidão, não foi capaz de o calar.  Ele sente a própria miséria e a reconhece em voz alta diante de todos.  Não se sentem envergonhado por causa da própria miséria, que sozinho não é capazes de superar, não se importa que é pobre, que os outros o rejeitam, ele quer que Jesus o ajude e clama por esta ajuda, embora toda zombaria e escárnio humano.  Está necessitado de ajuda de Jesus e acredita somente nela. 
Este deveria ser também o meu procedimento em relação a Deus, a mim mesma e em relação aos outros.  Em relação a mim - este humilde entendimento da própria insignificância, da própria miséria.  Nada posso, nada sei, porque sou pobre e miserável, somente Jesus pode me ajudar, somente Ele pode me dar luz necessária para eu cumprir bem e eficazmente os meu deveres.  Somente Ele pode me fortificar no trabalho externo e interior, somente Ele pode abrir os olhos da minha alma para que eu saiba olhar ao alto e conhecer este Pai que está no céu e cumprir a Sua santíssimavontade, conforme a qual eu tenho que viver para entrar no Reino do céu.  Somente Jesus pode me dar a mão com eficácia e conduzir-me com toda segurança pelo caminho da salvação, somente Jesus é o Intercessor entre o homem e Deus, por isso tenho que me refugiar n'Ele, clamar a Ele sem cessar, cada vez com maior insistência e maior ardor, ainda que me pareça que Jesus não está me escutando. Clamar, nunca me desanimando, nunca perdendo a esperança!  E nunca me importar com o que falam os outros; podem me repreender, podem zombar, querendo me afastar de Jesus.  O que me interessa a opinião do mundo? 
Ó Jesus, quero colocar a minha confiança em Ti; sou miserável, sei disso; sou cega porque não Te vejo.  Por vezes, parece-me que estou tão longe de Ti, mas também com isso não quero me inquietar; às vezes é escuro em torno de mim, uma escuridão completa e já não vejo mais o meu caminho.  Até não me deve enganar a tranquilidade; basta que eu não cesse de clamar a Ti, então eu sei que virá a hora em que Tu falarás a mim e me dirás: "O que queres que eu te faça”?  Então eu pedirei uma só coisa: "Senhor, que eu veja, abre os olhos da minha alma para que eu possa ver a Ti, ó Jesus, meu Senhor e meu Deus"!(Med. VIII-21)
Para refletir:

1.      Qual é a minha maior cegueira ou melhor, qual é a situação que eu não quero ver na minha vida, fazendo-me cego(a) diante dela?
2.      Onde já busquei as forças para olhá-la de frente e não fugir dela?
3.      Como reajo, quando vejo outras pessoas nesta situação?

Oração da Confiança ao Coração de Jesus pela intercessão de Santa Úrsula.

Ó Jesus, ao vosso Coração recomendamos este pedido (...). Olhai para ele.
Fazei o que o vosso Coração mandar. Permiti agir o vosso Coração.
O Jesus, conto convosco, confio em Vós e a Vós me entrego.
Ó Coração repleto de amor, toda a minha confiança ponho em Vós,
pois eu sozinho(a) sou capaz de todo mal, mas tudo espero de vossa bondade e amor.

Pelos merecimentos de nosso Senhor Jesus Cristo, aceitai, ó Deus
as orações levadas a Vós pela intercessão de Santa Úrsula,
a imitadora fiel das virtudes do Sagrado Coração de Vosso Filho,
e concedei-nos a graça que confiantes vos pedimos. Amém.

Sagrado Coração de Jesus, temos confiança em Vós.
Santa Úrsula, rogai por nós.



Comentários