ENCONTRO ANUAL DO CENTRO DAS IRMÃS URSULINAS CJA NO BRASIL – JANEIRO DE 2016

               
 Com a graças de Deus, nós Irmãs Ursulinas CJA, no Brasil, estivemos todas reunidas (somos 17 irmãs) para durante uma semana (04 a 08 de janeiro de 2016) partilhar a vida, a espiritualidade, o apostolado vividos em 2015 e nos imbuirmos do amor do Coração de Jesus para seguirmos em 2016 nas pegadas de Santa Úrsula Ledóchowska. 

O encontro aconteceu na Casa das Irmãs do Sagrado Coração Verbo Encarnado em Curitiba e foi coordenado pela Ir. Marisa Petrikowski, superiora do centro brasileiro, apoiada pelo seu conselho e pelas irmãs presentes que se empenharam nos momentos celebrativos e nos serviços necessários para o encontro.

Ø  Às noites cada comunidade apresentou a sua vida Ursulina em 2015, de modo especial foi dado ênfase para as ações desenvolvidas por ocasião dos 150 anos de nascimento de Santa Úrsula Ledóchowska. Também foram apresentados os momentos mais significativos de cada comunidade em seu apostolado.
Ø  Ir. Anna Klimczak havia traduzido alguns textos escritos na Polônia sobre a Espiritualidade de Santa Úrsula Ledóchowska e nos ajudou na reflexão deste material que não foi preparados especificamente para as Ursulinas, mas também com a intenção de partilhar com os leigos.

ü   “TESTAMENTO DE SANTA ÚRSULA LEDÓCHOWSKA COMO SÍNTESE DA ESPIRITUALIDADE. UMA LEITURA APENAS PARA AS URSULINAS CJA?”
Do Padre Wojciech Misztal

ü   “QUE CADA UMA SE ESFORCE PARA FAZER BEM AS MEDITAÇÕES”.
 Pe. Józef Augustin.

ü  Ir. Anna Klimczak apresentou também, com slides, as notícias do Mensageiro Cinza n. 112, de modo especial as atividades desenvolvidas pelas Irmãs por ocasião dos 150º aniversário de nascimento de Santa Úrsula Ledóchowska. 

Ø  


VIDA COMUNITARIA NA PERSPECTIVA DA MISERICORDIA
Fizemos a reflexão sobre a Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia proclamado pelo Papa Francisco.  Tivemos como assessor o Pe. Izidro Augusto Perin (Padres Saletinos) que com sua grande experiência de Vida Consagrada nos ajudou a revermos o nosso Seguimento radical a Jesus Cristo dentro de uma vida de comunidade na misericórdia.





     Celebração Eucarística (dia 06.01.16) no Santuário da Divina Misericórdia, em Curitiba, onde fizemos a passagem pela Porta Santa, celebrando comunitariamente o Ano da Misericórdia com a participação da Santa Missa às 15h. Foi marcante para todas nós esta possibilidade de celebrarmos em comunidade a misericórdia do nosso Bom Deus.


  Celebração Eucarística (dia 07.01.16) no Mosteiro Trapista em Campo do Tenente, onde tivemos uma catequese com o Monge Estêvão nos ajudando a aprofundar o mistério das “Epifanias” do senhor: Reis Magos, Batismo e Bodas de Caná. Presidiu a missa para nós e em seguida participamos da Liturgia das Horas (ao meio dia) rezada pelos Monges Trapistas daquela comunidade. Esta manhã nos levou a vivenciar mais o encontro com Deus pelo silêncio e trabalho vividos na união com Deus.




v  Celebração Eucarística (dia 08.01.16) no Mosteiro Carmelita em Curitiba. Não muito longe da casa de encontros onde estávamos hospedadas existe um antigo Mosteiro Carmelita que há algum tempo acolhe uma Comunidade Terapêutica para homens dependentes químicos e é dirigida pelos Freis Carmelitas. Estavam presentes nesta celebração aproximadamente 50 homens de várias idades que nos deram, com a sua presença e espiritualidade, um testemunho de coragem, humildade e confiança em Deus.

Após cada celebração destas, ao voltarmos para casa, a Ir. Marisa Petrikowski nos convidava à reflexão e partilha comunitária do que nos disse no interior de nossos corações estas experiências vividas na fé. Esta partilha fraterna ia fortalecendo os laços entre nós naquilo que é essencial na nossa vida consagrada ursulina.

Ir. Marisa Petrikowski, superiora central, ao final da assembleia, fez alguns comunicados importantes:


§     Em nome de todas as Irmãs expressou o nosso agradecimento para a Ir. Julia Madrzejewska pela sua dedicação ao nosso centro por tantos anos e pela sua disponibilidade em aceitar na fé e no amor a sua transferência neste momento de sua vida. Nos primeiros meses deste ano ela será enviada para a Comunidade da Casa Família em Roma;

§  Comunicou oficialmente que a Ir. Valéria Freitas Curado irá no dia 13 de janeiro de 2016 para a Polônia, por tempo indeterminado. Ir. Valéria fez o seu agradecimento às Irmãs e pediu orações;

No início de cada dia recebíamos um pequeno cartão com frases edificantes extraídas dos escritos de Santa Úrsula ou de outros textos religiosos. Isto foi preparado pela Ir. Carmem Donida durante o ano e nos foi de grande auxilio para a reflexão e partilha.


Esta assembleia anual foi concluída com a adoração ao Santíssimo Sacramento. Nosso coração estava ardente com a presença de Jesus em nosso meio, com a bênção de Nossa Senhora e a intercessão de Santa Úrsula. Nossa gratidão a Deus e à Congregação que sob a coordenação da Ir. Marisa Petrikowski nos proporcionou ente encontro abençoado.


Comentários

  1. Um beijo a irmã Julia, nunca esqueceremos o que ela fez aqui em várzea grande (mt).♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  2. Um beijo a irmã Julia, nunca esqueceremos o que ela fez aqui em várzea grande (mt).♥♥♥♥

    ResponderExcluir

Postar um comentário