Júlia Úrsula Ledóchowska Fundadora da Congregação das Irmãs Ursulinas do Coração de Jesus Agonizante












1865
Júlia nasce em Loosdorf, na Áustria Baixa, como segunda criança dos sete filhos de Antonio e Józefina Salis-Zizers.
1883
A família dos Ledóchowski transfere-se para Lipnica Murowana, perto de Cracóvia.
1886
Júlia entra no convento das irmãs ursulinas em Cracóvia, conhecido por seu elevado nível espiritual, como também do trabalho pedagógico e educacional no meio das jovens tanto do lugar, como dos lugares distantes de Galícia e da Rússia.
1904
Madre Úrsula torna-se superiora do convento das ursulinas, em Cracóvia.
1907
Parte para Petersburgo com a benção do papa Pio X juntamente com duas irmãs e assume a direção do internato para as moças junto ao Ginásio polonês de Santa Catarina.
1908
A comunidade crescente das irmãs, vivendo na clandestinidade, torna-se a casa autônoma das ursulinas em Petersburgo e, a madre Úrsula sua superiora. Também no noviciado clandestino estão se preparando para a vida religiosa as futuras ursulinas.
1910
Surge uma comunidade ursulina sob o Golfo Pérsico junto com o ginásio e internato para as moças- realizando as ideias pedagógicas da M. Úrsula.
1914
A explosão da guerra traz a expulsão da m. Úrsula da Rússia. Parte para a Escandinávia, parando primeiramente em Estocolmo, depois em Dinamarca. Devagar transfere para cá as irmãs de Petersburgo tomado pela guerra e juntamente com elas organiza uma escola para as jovens da Escandinávia. Insere-se no ambiente e na vida da Igreja local e assume a colaboração com o Comitê de Ajuda aos Órfãos da Guerra, fundado na Suíça por  Henryk Sienkiewicz.
1920
A comunidade ursulina de Petersburgo retorna para a Polônia – a Pátria livre e estabelece-se em Pniewy, perto de Poznań. Logo depois recebe a licença da Santa Sé para transformar a casa autônoma para Congregação das Irmãs Ursulinas do Coração de Jesus Agonizante (as ursulinas cinzentas). Brota então, um novo ramo no velho tronco, que deseja viver a espiritualidade ursulina com a tradição do trabalho educativo e pedagógico como um instrumento privilegiado nos tempos que mudaram, procurando ao mesmo tempo, as formas que corresponderiam às necessidades novas, especialmente das pessoas pobres. A Congregação desenvolve-se rapidamente sob a direção da M. Úrsula. Surgem as comunidades e obras na Polônia e as comunidades missionárias nas Regiões Fronteiriças no Leste da Polônia. A partir do ano de 1928 a Congregação está presente na Itália e, a partir do ano de 1930 as irmãs estão organizando as comunidades na França, acompanhando as moças que partem para a França buscando o trabalho e melhores condições de vida.
A Madre está formando as irmãs, antes de tudo, para amar sobretudo a Deus, desejando para que vivam na simplicidade, sejam humildes, mas ao mesmo tempo, cheias de dedicação e criativas em assumiras iniciativas de trabalho em prol dos outros, de modo especial em prol das crianças e da juventude. Como sinais características de um testemunho veraz de união com Cristo considera o sorriso, a serenidade de espírito e a bondade. Para este testemunho atribui a grande influência da evangelização e da educação. Ensina que, que a santidade é possível para todos e que consiste no engajamento nas obrigações diárias, cheio de amor a Deus e aos homens. 
Ela mesma viaja bastante, visitando as comunidades e dando resposta para as novas propostas de trabalho. Valorizando o enorme papel das organizações auxiliares à catequese e a educação religiosa, transfere para o território polonês, entre outros, a Cruzada Eucarística (hoje Movimento Eucarístico Jovem). Organiza a edição dos livretinhos para as crianças e juventude, ela mesma escreve para eles os artigos. Na sua vida transbordante de atividades encontra tempo para escrever os livros para as crianças. Participa ativamente na vida religiosa, cultural e social do País, pelos quais recebe as altas condecorações nacionais.
M. Úrsula queima-se por amor a Jesus Cristo e este amor urge-a em tudo, o que faz. Ama o ser humano – cada pessoa, sem exceção de credo, convicções ou posição.
1939
Quando morre,em Roma no dia 29 de maio , as pessoas dizem que morreu uma santa...
1983
No dia 20 de junho João Paulo II beatifica a m. Úrsula, em Poznań. Esta é a primeira beatificação realizada na terra polonesa.
1989
O corpo preservado da bem-aventurada Úrsula está sendo transladado de Roma para Pniewy - Polônia e depositado na capela da Casa Mãe, da Congregação.
2002
A proclamação do decreto sobre o reconhecimento do milagre pela intercessão da bem-aventurada Úrsula encerra o processo de canonização.
2003
João Paulo II realiza em Roma, no dia 18 de maio a canonização da Úrsula Ledóchowska.

Comentários