Projeto Interação Família & Escola




 “Caríssimos, avante!”
Pe. Onesto Costa




No dia 18 de março de 2017, manhã de sábado, os educadores da EMEFTI Maria Dallafiora Costa - Parma Vida realizaram a 1ª etapa 10ª visita anual às famílias de seus alunos (a segunda etapa será em abril).
 É sempre uma experiência de proximidade da escola que vai ao encontro e as famílias que acolhem com boa receptividade. De modo especial as crianças têm uma grande expectativa e ficam ansiosos aguardando a chegada da equipe de sua escola.
Os endereços dos alunos são organizados por sequência de ruas em cada bairro. Os educadores são distribuídos em duplas e seguem com os endereços em mãos, sendo que as famílias foram previamente avisadas.
 Os educadores fazem isto com alegria, e, desta vez, depois de uma noite chuvosa, a temperatura amena trouxe um clima agradável e com muita disposição os educadores seguiram com o desejo de encontrar cada aluno.
 A família, em sua grande maioria, nos aguardava em casa e manifestava a sua imensa gratidão por esta visita e pelo trabalho desenvolvido no dia a dia da escola. As crianças contando espontaneamente o que mais gostam na escola e os pais agradecendo.
De muitas formas as crianças sinalizaram suas casas para que, mais facilmente, pudéssemos localizar a sua residência: uns colocam sua camiseta na janela, outros escrevem seus nomes em pequenos cartazes, outros colocam bandeirinhas brancas no portão da casa, outros vestem seus brinquedos com o uniforme da escola... enfim, desejam ser encontrados.
Após as visitas feitas os educadores reúnem-se e fazem uma partilha sobre a experiência vivida e o que ela traz de benefícios no trabalho pedagógico e na vivência diária na escola.

Esta atividade faz parte do “Projeto Interação Família & Escola” que abrange também encontros formativos (reuniões mensais com os pais), informativos e de acompanhamento (entrega dos boletins bimestrais) e expositivos na amostra literária anual que acontece uma vez ao ano.



Comentários